No princípio da Idade Média, apareceu no Mediterrâneo,uma vela triangular, alinhada com o eixo longitudinal do casco, contrariando a até utilizada, que era perpendicular ao mesmo eixo e de configuração quadrada, chamada Redonda, por ao longe parecer redonda.
Não se sabe quem a utilizou pela primeira vez.
Árabes, Indianos ou até Indonésios, são apontados como
os percursores de tal sistema, que permite à embarcação
navegar contra o vento a uns 50 ou 60 graus.
Os Árabes usavam na pesca e no transporte de géneros, uma embarcação robusta, de formas finas, pouco alterosa e de pouco calado, chamada "Caravo" que armava com uma vela latina (triangular).
Com a ocupação da Península Ibérica, é de prever que este tipo de embarcação tenha vindo com os invasores e tenha chamado a atenção dos armadores da costa do Atlântico, devido às suas qualidades náuticas.
Os Portugueses introduziram grandes melhoramentos e nasceu a Caravela Portuguesa.
A Caravela Portuguesa foi o navio escolhido para a demanda dos Descobrimentos substituindo as barcas de vela retangular. A vela triangular ou latina permitiu-lhes navegar contra o vento (bolinar).
Durante mais de 450 anos a Caravela tornou-se célebre pelo Mundo.
Mestres de bolinar, os Portugueses, mantiveram, durante muitos anos, o segredo desta arte no Oceano. Por isso chegaram até ao Cabo da Boa Esperança, sem a concorrência do resto da Europa.
Em 1575, o escritor Escalante de Mendonça escrevia:..."A Caravela Portuguesa foi a melhor invenção que até ao tempo se alcançou para a navegação de bolina."
E nós acrescentamos:
" Na base desta invenção está o triângulo!"
sexta-feira, 9 de maio de 2008
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