sexta-feira, 9 de maio de 2008

O TRIÂNGULO NA IDADE MÉDIA

No princípio da Idade Média, apareceu no Mediterrâneo,uma vela triangular, alinhada com o eixo longitudinal do casco, contrariando a até utilizada, que era perpendicular ao mesmo eixo e de configuração quadrada, chamada Redonda, por ao longe parecer redonda.

Não se sabe quem a utilizou pela primeira vez.

Árabes, Indianos ou até Indonésios, são apontados como
os percursores de tal sistema, que permite à embarcação
navegar contra o vento a uns 50 ou 60 graus.

Os Árabes usavam na pesca e no transporte de géneros, uma embarcação robusta, de formas finas, pouco alterosa e de pouco calado, chamada "Caravo" que armava com uma vela latina (triangular).

Com a ocupação da Península Ibérica, é de prever que este tipo de embarcação tenha vindo com os invasores e tenha chamado a atenção dos armadores da costa do Atlântico, devido às suas qualidades náuticas.

Os Portugueses introduziram grandes melhoramentos e nasceu a Caravela Portuguesa.

A Caravela Portuguesa foi o navio escolhido para a demanda dos Descobrimentos substituindo as barcas de vela retangular. A vela triangular ou latina permitiu-lhes navegar contra o vento (bolinar).

Durante mais de 450 anos a Caravela tornou-se célebre pelo Mundo.

Mestres de bolinar, os Portugueses, mantiveram, durante muitos anos, o segredo desta arte no Oceano. Por isso chegaram até ao Cabo da Boa Esperança, sem a concorrência do resto da Europa.


Em 1575, o escritor Escalante de Mendonça escrevia:..."A Caravela Portuguesa foi a melhor invenção que até ao tempo se alcançou para a navegação de bolina."

E nós acrescentamos:
" Na base desta invenção está o triângulo!"

Nenhum comentário: